TRABALHOS EM ALTURA
4 horas
Programa:
Conceitos gerais, riscos e legislação / regulamentação nos trabalhos em altura
Enquadramento e conceitos gerais
Legislação e Normalização
Cuidados específicos nos Trabalhos em Altura
Avaliação do risco, medidas preventivas e de proteção adequadas em trabalhos em altura
Avaliação de riscos nos trabalhos em altura
Equipamentos de Proteção
Sistemas de amarração
Lista de verificação de segurança em trabalhos em altura
Formação à distância ou presencial
A Diretiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de junho, alterou pela segunda vez a Diretiva n.º 89/655/CEE, a qual regulamenta a utilização de equipamentos destinados à execução de trabalhos em altura, para proteger a segurança e saúde dos trabalhadores. A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.
As escadas, os andaimes e as cordas constituem os equipamentos habitualmente utilizados na execução de trabalhos temporários em altura. Segundo o decreto-lei 50/2005, a segurança no trabalho depende ainda de adequada formação dos trabalhadores que utilizam os referidos equipamentos, a qual constitui uma obrigação dos empregadores de acordo com o regime geral do Código do Trabalho.
Para realizar trabalhos em altura é necessário contar com um sistema de segurança ou sistema anti-quedas: conjunto de EPI’s que permitem parar a queda de um operário em condições de segurança.
Este Curso caracteriza-se por ser de interesse e utilidade transversal a todas as atividades laborais, quer estas se situem no domínio da indústria, no domínio do comércio ou no domínio dos serviços.
Objetivos Pedagógicos:
-
Desenvolver e atualizar conhecimentos sobre os critérios e procedimentos a adotar nos trabalhos em altura, identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva, definir os procedimentos de segurança segundo o tipo de trabalho em altura
-
Identificar os principais riscos inerentes ao trabalho em altura
-
Implementar medidas de prevenção e proteção adequadas
-
Respeitar as regras fundamentais de segurança de modo a prevenir acidentes e incidentes
-
Atuar corretamente e assegurar o cumprimento no que respeita ao uso de equipamentos individual e coletivo criteriosamente selecionados para o efeito e em consonância com o respetivo ambiente de trabalho
+ de 20 cursos na área da sustentabilidade criados à medida
+ 4.3/5 de satisfação dos nossos clientes
100% de clientes empresas fidelizados na área da formação